logo2.png

rot_header.jpg

Teste de Soc. do RCP

Prova de Aptidão

Teste de Sociabilidade do RCP
(Em vigor desde 19 de Maio de 2012)

O Teste de Sociabilidade do RCP, substitui o antigo Teste de Carácter do clube, sendo igualmente uma prova restrita do RCP e no âmbito dos seus regulamentos.

Esta prova, será uma das Provas de Aptidão opcionais reconhecidas e aceites pelo clube, como requisito mínimo obrigatório para aferição do temperamento e carácter dos exemplares usados como reprodutores. Igualmente, funcionará como requisito mínimo obrigatório, para exemplares que disputem os Títulos de Campeão do Clube.

O Teste de Sociabilidade do RCP, é essencialmente um teste de socialização (parte B do BH).

Ao contrário do que acontecia anteriormente no Teste de Carácter do RCP, a vertente de mordida foi retirada, assim como a reacção ao disparo. Pretende-se desta forma potenciar a integração do Rottweiler em sociedade, ao invés aferir reacções e instintos que, quando preparados exclusivamente para este tipo de teste, podem adulterar de forma descontrolada, o comportamento de um cão.

Obs. - As provas de trabalho e futuramente o ZTP-pt, validam de forma mais abrangente o temperamento e carácter de um cão, obrigando a um controlo efectivo dos exemplares em avaliação.

Regulamento: Teste de Sociabilidade do RCP

Rottweiler Clube de Portugal